sábado, 12 de dezembro de 2009

Novos Caminhos


Um jogo especial, controlado pelos impulsos elétricos ligados ao sistema nervoso ajuda o indivíduo tetraplégico a recuperar parte da atividade perdida de seus membros. O jogo vem sendo utilizado por muitos pacientes, em diversos países, são jogos eletrônicos em tratamentos médicos. O objetivo é ter resultados mais rápidos e menos doloridos.
O game é parte de um programa chamado “biofeedback”. Nele, eletrodos colocados em partes-chave do organismo ajudam o paciente a entender como o movimento funciona e como recuperá-lo. A mesma técnica é usada em clínicas de psiquiatria para tratar problemas que vão desde dificuldade para parar de fumar até depressão clínica.
“O aparelho se conecta ao indivíduo e transmite uma mensagem do corpo, que não temos consciência, para um computador. Ele traduz essa imagem para uma atividade prazerosa – para que o indivíduo possa entender o seu funcionamento interno”. Essa “atividade prazerosa”, na prática, é um joguinho de computador – mas controlado pela mente.
Os eletrodos são colocados em pontos estratégicos do corpo. No caso de pessoas que precisam resolver problemas psicológicos, o aparelho se conecta à cabeça. Em quem quer, recuperar o movimento de um membro, o eletrodo fica no músculo afetado.

Um comentário:

  1. O trabalho de vocês aliviou um pouco meu coração. Muito obrigada.
    Regina Maria

    ResponderExcluir